WWW.ARIDIO.COM    aridio@aridio.com
ARIDIO SCHIAPPACASSA     PROFESSOR CEFET-RJ  ENGENHEIRO ELETRONICO
PY 1 ESU - LABRE      RIO DE JANEIRO - BRASIL

HOME



Aridio Schiappacassa de Paiva

Nasci na Barra da Tijuca à Estrada Sorimã 292, Rio de Janeiro em 21 de Novembro de 1955, no dia do aniversário de 23 anos de minha Mãe.
Minha Mãe e meu Pai, Ignez Schiappacassa de Paiva e Waltencyr de Paiva Moreira, casaram-se em 15 de Janeiro de 1955 na Igreja da Luz no Alto da Boavista.

Meu Pai (27 de Julho de 1927), Mineiro de Lima Duarte, cidade a 50 km de Juiz de Fora em Minas Gerais.
Veio para o Rio de Janeiro ainda criança, com 7 irmãos, morar em Niterói.
Meu Avo Lindolpho comprou uma pensão depois de vender tudo em Minas Gerais.
Mais tarde vendeu a pensão de Niterói e comprou outra no Centro do Rio, na Praça 15 de Novembro.
Quando faleceu, minha Avó Victória mudo-se para a Barra da Tijuca, Estrada Sorimã.

Minha Mãe (21 de Novembro de 1932) nascida na Bara da Tijuca num tempo em que era só matagal, na Estrada Sorimã.
Rua mais próxima à Pedra da Gávea; junto à Estrada do Joá.
Neta de família Italiana, Vovó Thereza (Ruvigo - Italia) e Avo; Angelo Schiappacassa (Piemonte - Itália) que conheceram-se no Brasil.
Filha de Maria Schiappacassa (que nao tive a sorte de conhecer) e Alfredo Schiappacassa (com quem convivi bastante, pra minha felicidade e saudade).
Moraram muitos anos no Joá até que definitivamente a Família fixou-se na Barra da Tijuca, Estrada Sorimã, 273.

Estudei na Escola Estadual Jackson de Figueiredo na Rua Fleming, na Barra da Tijuca (1963 a 1967).
Também no Ginásio São Francisco de Paula da Paróquia da Barra da Tijuca na Rua Olegário Maciel (1968 a 1971).
À essa época fazia muitas experiência com coisas de eletrônica, algumas vezes acompanhado pelo José Eduardo Maia França.
Vizinho e amigo, que durante o meu Curso Ginasial fazia o Curso de Máquinas e Motores na ETF, e quem me despertou para o Curso Técnico. Curiosamente, seu Filho mais velho, Josué, veio a ser meu aluno em 1995 no CEFET.

Entrei para a Escola Técnica Federal, onde então terminei o Curso Técnico de Eletrônica em Dezembro de 1974.

Trabalhei durante o terceiro ano da Escola Técnica em uma pequena fábrica de Bloqueadores de DDD na Tijuca sob o comando de Ennis Alfredo Meier, excelente técnico em eletrônica e radioamador, enquanto estudava à noite na ETF.
Também fiz alguns serviços avulsos de conserto e modificações de transmissores de radioamadores.

Depois de terminar o curso técnico, trabalhei em 1975 na estação Costeira da Embratel em Guaratiba enquanto fazia o cursinho pré-vestibular no Curso PLANK no Centro. No final do ano saí da Embratel por que, caso contrário, não passaria no vestibular.

Passei para a Escola Técnica Federal no Curso de Engenharia de Operação, em Agosto de 1976.
Conheci a Laura na Engenharia e em Setembro estávamos de namoro.
Terminamos o curso em 1979, já com a Engenharia de operação extinta desde 1978. Éramos uns "extintos". A Laura fez a complementação para a Engenharia Industrial.

Em 1977 comecei a dar aulas no Laboratório de Eletrônica da ETF em um convênio com o Colégio Hélio-Alonso e o Colégio Afonso Celso. Era a única maneira de ter algum trabalho enquanto cursava a engenharia.
Minha intenção era voltar à Embratel como Engenheiro. Minha paixão sempre foi telecomunicações, além é claro àquela época, da Laura.

Também nesse período dei aulas na Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão - LABRE, no cursinho preparatório para as provas do Departamento Nacional de Telecomunicações - DENTEL.

Com o tempo percebi a facilidade que Eu tinha de ensinar coisas e o prazer que existia no convívio com os alunos.
Fui fisgado pelo ensino, e acabei sendo contratado em 17 de Março de 1979, como Professor Colaborador. Uma espécie de Professor Temporário.
Em Julho de 1981, um Plano de Enquadramento de Servidores, com a experiência dos anos já lecionando, a indicação do Coordenador, Professor e meu Mestre de Sistemas de Televisão, João Francisco Bastos e o título de Engenheiro, passei na prova de títulos e fui contratado no Quadro Permanente.

Em 24 de Julho de 1981, Eu e Laura nos casamos, na Igreja de São Francisco de Paula na Barra da Tijuca.
Também em Julho de 1981 comecei a trabalhar como Supervisor dos Laboratórios de Engenharia Elétrica da Universidade Santa Úrsula, por indicação do meu Professor de Sistemas de Comunicações Weber Figueiredo da Silva,  então chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da USU.
Na Santa Úrsula conheci Mathias Zug, que viria mais tarde a ser companheiro de muitas peripécias eletrônicas.
Trabalhei lá até Outubro de 1984.

Participei em 1984 dos trabalhos iniciais da formação de um Conselho de Professores do Cefet, tendo sido eleito Conselheiro pelos meus colegas de Curso.
Em 1985 fui indicado pelo Professor João Bastos para Coordenador do Laboratório de Eletrônica em substituição ao Professor José Bastos.

Em 1986 fui nomeado Coordenador do Curso de Eletrônica pelo Diretor Professor Edmar de Oliveira Gonçalves. Com apoio do Chefe do Departamento de Ensino de Segundo Grau e meu Professor de Eletricidade na Engenharia, Paulo Bochetti. Do Diretor de Ensino, Professor Walter de Toledo Piza, que segundo Êle próprio me acompanhava desde o Curso Técnico. Do Professor José Clemente Schwartz Neto, meu professor de Física do Técnico e finalmente por indicação, sempre preciosa, do Professor João Bastos.

Coordenei o Curso de Eletrônica até Dezembro de 1987.

Minha vida e forma de ver as coisas mudaram muito a partir daí.
Mas, a partir daí também é outra história.

SEMPRE RESTA COMO CONSOLO ENTRAR EM SALA DE AULA E TROCAR UMAS IDÉIAS COM OS ALUNOS.

 Agosto de 2001.
 Aridio Schiappacassa